CASES

Meio Ambiente ES

Produção de conteúdo para redes sociais, gerenciamento e monitoramento

Cliente: Instituto Estadual de Meio Ambiente / ES e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos/ES.

Segmento: Organização Governamental.

Serviço: Produção de conteúdo de monitoramento das redes sociais.

Canais: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Desafio e Estratégia: Fazer a entrada do cliente nas redes sociais e tornar esses canais muito mais do que uma forma de comunicação entre Iema/Seama e a população. O objetivo era transmitir um ideal sustentável e promover a educação ambiental, além de evidenciar a atuação do Iema/Seama na preservação do meio ambiente em todo o ES.

O desafio era usar as redes sem transformá-las em espaços de assessoria de imprensa. Para conseguir esse objetivo, desvinculamos os nomes dos órgãos ao nome das redes sociais, que passaram a ser Meio Ambiente ES, nome que atendia não só aos objetivos do cliente, mas também tornavam o assunto mais leve e atrativo.

Para saber o sentimento da população capixaba sobre o tema e sobre a atuação dos órgãos, criou-se uma conta para monitoramento online das redes sociais. Para atrair fãs e seguidores, foi feito um trabalho de criação de conteúdo com texto, imagem e vídeo, abordando sobre maneiras de preservar o meio ambiente e os recursos naturais, de um jeito divertido e interativo. Os mesmos recursos foram utilizados para divulgar o trabalho do Iema/Seama em todas as Áreas Naturais Protegidas e suas ações no Estado do Espírito Santo. A maneira descontraída de tratar tais assuntos foi a estratégia que adotamos para conscientizar o público, pois entendemos ser uma boa forma de aproximação.

Resultados: Em três anos à frente das redes sociais, transformamos a Página Meio Ambiente ES no Facebook uma referência nacional sobre o tema, atraindo fãs de várias partes do Brasil e até de outros países, como Portugal, Estados Unidos, Paraguai e Peru.

Entregamos a página com quase 68 mil fã, conseguidos de forma orgânica. O sentimento dos fãs em relação à página atingiu o índice de 97,6%, que representa que a maior parte das ocorrências era positiva.

Uma das publicações ‘viralizou’, alcançando mais de cinco milhões de pessoas em um mês, de forma orgânica. O post recebeu, nesse período, mais de 43 mil curtidas e 154 mil compartilhamentos.



No geral, o sentimento do público em relação às demais redes sociais atingiu índice de 97,7%, o que é considerado muito alto para meios de comunicação de uma organização governamental e que trata de um assunto polêmico. Esse sentimento trazia confiança ao público, que utilizava as redes como canais de denúncias e de busca de informações.
 


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